Projetos Online
Reforma
Consultoria
5 Estilos de decorações
que você precisa conhecer
Estilos de decoração é essencial na arquitetura e decoração. Trago alguns de vários estilos...
Uma das primeiras definições de um projeto, sem dúvida, é qual dos estilos de decoração ele deve adotar.
Afinal, há uma enorme variedade. E cada um traz as suas próprias cores, formas, matérias-primas e características arquitetônicas.
1. Contemporâneo
As principais características que definem o estilo contemporâneo são móveis de linhas retas e sofisticadas, um visual clean e uma paleta de cores neutras e claras.
Materiais como madeira, mármore, vidro e itens metálicos também se destacam. Sua concepção busca por uma circulação fluida e que garanta a funcionalidade do espaço, valorizando a amplitude visual.
Ao aplicar uma base com tons, que vão de um cinza claro à nuances de bege, por exemplo, é possível brincar com cores intensas em itens como almofadas, mantas e quadros.
A estampa entra em cena com as padronagens mais sutis, como a geométrica.

2. Industrial
Releitura do estilo que dominou Nova York nos anos de 1960, naturalmente, o industrial realça alguns atributos de antigas fábricas, como tubulações e tijolos aparentes.
A iluminação é visível por meio de conduítes aparentes e, até as lâmpadas com filamentos aparentes tem vez na decoração.
No mobiliário, predomina a mistura de elementos, como a madeira rústica, o ferro envelhecido e até mesmo peças de design.
As paredes costumam receber o efeito de cimento queimado.
Na decoração, elementos vintage entram em cena, como máquinas de escrever e fotográficas analógicas, assim como quadros abstratos, itens geométricos ou de cobre.

3. Moderno
Muito confundido com o estilo contemporâneo, o design de interiores moderno é derivado de um movimento arquitetônico que ganhou forma na primeira metade do século XX, buscando uma quebra entre o clássico e o rebuscado.
As peças ornamentadas dão lugar a linhas retas e objetos funcionais e com propósito.
Para as cores, o duo preto e branco nunca esteve tão em alta. A partir dessas tonalidades, cinza e bege também servem de base para os ambientes. Tons mais fortes, como os primários, entram em usos pontuais no ambiente.
Nos móveis, as linhas retas são a grande pedida e são posicionados ao longo de um traço imaginário, criando uma ordem geométrica.

4. Provençal
Provença, no sul da França, é a grande inspiração para esse estilo. A região preserva o estilo de vida do campo em meio a uma paisagem campestre maravilhosa, com muitas montanhas, mar e campos de lavanda. Não é surpresa que o estilo provençal valorize os elementos naturais, como a madeira e as flores, em uma composição romântica.
Nesta concepção, a madeira clara ou pintada de branco é a preferência para compor os ambientes, e os móveis revelam linhas arredondadas e detalhes ornamentados.
Para a decoração, as flores entram em cena com grandes arranjos ou nas estampas em almofadas e estofados, deixando a composição bem delicada. Abajures e lustres de cristal também são super bem-vindos, já que remetem a um clima mais intimista.

5. Escandinavo
O design
escandinavo surgiu no norte da Europa, na península Escandinava, composta pelos países Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia.
Entre as principais características estão o minimalismo, a simplicidade e a funcionalidade.
O estilo explora a luminosidade e claridade dos ambientes. Para favorecer a propagação da luz natural, o conceito explora elementos neutros e claros, como branco, cinza e o bege.
Para quebrar a frieza das tonalidades predominantes, a madeira entra em cena trazendo conforto visual e aquecendo os ambientes.
